sábado, 20 de abril de 2013

Brasil, ordem? E progresso.


Ontem parei para pensar, e vi algo extremamente contraditório. Quando fui ao mercado, enquanto o moço do caixa atendia outra pessoa, estava olhando uma nota de R$10,00. Ao examiná-la, reparei que estava escrito "Deus seja louvado".  Ao chegar em casa, olhei as outras notas do meu pai de R$2,00 em diante, e também estava escrito isso.
Aprendi nas minhas aulas de Geografia e História, que de acordo com a Constituição, o Brasil(???) é um país Laico, ou seja, as pessoas têm liberdade de escolher suas religiões e isso é respeitado e protegido por lei, mesmo até que a pessoa acredito em um pedaço de madeira como seu Deus. Mas calma, um país 'laico', com "Deus seja louvado" na nota? Acredito em Deus, sim, mas penso que se eu não acreditasse ficaria bem ofendido com isso, e acho isso muito errado.
Temos outra contradição, também, o nome de Deus. Pow, Deus não é paz, amor, fé? Então porque o nome dele é usado em uma nota? Tenho certeza que ele mesmo não aprovaria isso, pois é esta nota, que matam pessoas, criam guerras e é um dos maiores se não for o maior motivo da guerras.
Vish, tem outra contradição. . . Ah, se eu parar para pensar uma contradição puxa a outra. Desisto.
Brasil, '"'"'ordem'"'" e progresso (fome, pobreza, guerra, tráfico)...

Um comentário:

  1. Brilhante observação. A constituição é laica, mas a política não.

    ResponderExcluir